BREVE RELATO DO DÉCIMO ENCONTRO DA OPBCB

INICIANDO A ASSEMBLÉIA

Na manhã do sábado, dia 04 de junho, iniciamos a Assembleia Geral Ordinária da OPBCB, na Igreja Batista Sinai, pastoreada pelo Pr. Aparecido Donizete Fernandes.

VÍDEOS DO DÉCIMO ENCONTRO

ELEIÇÕES GERAIS

O Presidente, Pr. Helcias, após as devoções necessárias e de praxe, conduziu o plenário à realização de eleições gerais, que transcorreram sem nenhuma dificuldade e num absoluto clima de tranquilidade. Assim, tornou-se o nosso presidente o Pr. Aparecido Donizete Fernandes, da igreja hospedeira. Tornaram-se nossos vice-presidentes os pastores Helcias Rodrigues de Souza e Ibraulino Batista de Souza. Tornaram-se secretários os pastores Wagner Antonio de Araújo e Luiz Antonio Ferraz. Tornaram-se tesoureiros os pastores Carlos Alberto Teófilo Firme e Ediel Carvalho da Silva. Criou-se uma função assessora oficial, executiva, chamada Secretário Executivo, ocupada pelo Pr. Wagner Antonio de Araújo.

POSSE E PROPOSTAS PARA O TRABALHO

A posse da nova diretoria foi imediata, passando-se a palavra ao irmão presidente, que nos disse o quanto ama da OPBCB e o quanto desejava ser útil no trabalho do Senhor, como de fato o tem sido desde a sua fundação.

Em seguida o secretário executivo passou ao auditório as suas perspectivas, que, ao lado do presidente e dos membros da OPBCB, passará a perseguir ao longo do ano, algumas imediatamente, outras a médio e a longo prazo. São elas:

01 – JORNAL “O BATISTA CLÁSSICO” – Um jornal que mostrará o trabalho das igrejas pastoreadas pelos colegas clássicos, transmitirá ensinos doutrinários, artigos, avisos, um jornal que será extremamente útil e fomentará o contato da OPBCB com o público batista em geral. O objetivo será uma tiragem bimensal, com o valor inteiramente levantado por patrocínio dos comércios dos membros locais de nossas igrejas, que serão convidados a anunciar e a divulgar os seus negócios.

02 – CONGRESSOS – A realização de congressos de doutrinas batistas para os membros de nossas igrejas e convidados. Seriam arma eficaz contra o avanço de heresias e da falta de identidade que apodrece a nossa comunidade. Tais congressos contariam com dois preletores de fora e ocupariam um sábado todo, abrangendo assuntos do tipo origem dos batistas, principais doutrinas, a nossa liturgia de culto e o combate às principais heresias que nos ameaçam. Um sábado bem distribuído conseguiria eficazmente atingir os objetivos. Já temos seis igrejas desejosas de realizar o congresso. O objetivo será um por mês.

03 – IDOSOS – Para a OPBCB os pastores idosos não são estorvos ou materiais que foram descartados. Eles são os nossos anciãos a quem reverenciamos não como ídolos, mas como instrumentos nas mãos de Deus e detentores de grande experiência. Eles não podem ser esquecidos. O propósito é visitá-los, dar-lhes a oportunidade de falarem, buscar suprir-lhes as necessidades.

04 – ENCONTROS REGIONAIS / ABACLASS – Nossa histórica clássica contava com 4 encontros regionais, sendo um o retiro anual e outro o encontro da ASSOCIAÇÃO BATISTA CLÁSSICA, reunindo crentes de nossas igrejas para uma grande confraternização e estudo bíblico. O nosso empenho será realizá-los nas duas principais regiões do país, São Paulo e Goiás. O retiro anual, se for possível, será em Belo Horizonte; se não, em São Paulo, em março do próximo ano. Os dois encontros anteriores serão em setembro e em novembro.

05 – RETIRO – Conforme informado acima, o propósito será realizá-lo em Belo Horizonte, mas precisamos de confirmação.

06 – F.A.I. – FUNDO DE APOIO ÀS IGREJAS – Copiando a experiência da ABAFER, em São Paulo, e certamente a de muitos outros, e levando em consideração que o chamado PLANO COOPERATIVO entre igrejas convencionais tem caído ou em desuso ou em uso ruim que não atende aos propósitos basilares, propomos a criação de um fundo, a ser alimentado por ofertas das igrejas dos clássicos, que formaria um capital de apoio às igrejas em suas necessidades. Suponhamos que tivéssemos 100 mil reais e que uma igreja precisasse de 20 mil. O fundo, dependendo da situação, poderia seguir um de dois caminhos: 1) emprestar a juros de poupança e por um prazo longo e/ou 2) Doar para a obra do Senhor. Para esse fundo existir teremos que ter os pastores que ocupam o ministério de igrejas locais envolvidos e dispostos a levar o assunto às igrejas e buscar ou um depósito de oferta especial, ou um percentual mensal, do tipo 1%, 2%, 5%, o que faria o fundo ter um crescimento contínuo. A administração seria feita pela diretoria da OPBCB.

07 – COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA COM O PR. VICTOR HUGO RAMALLO

O Projeto PAI, Projeto de Assistência à Igreja, na Bolívia, é uma iniciativa do Pr. Victor e já tem dez anos. Ele irá agora para a Bolívia dedicar a sua vida, os seus dias, a sua saúde, o seu tempo, ao treinamento de crentes e a evangelização do povo. A OPBCB decidiu apoiá-lo, concedendo-lhe a carta de recomendação e uma pequena e simbólica oferta, que ser-lhe-á depositada durante esta semana.

08 – ORGANIZAÇÃO DE IGREJAS CLÁSSICAS – ORDENAÇÃO DE PASTORES

A congregação batista em Ilha Comprida, São Paulo, está em vias de ser organizada em igreja. Assim, para torná-la uma igreja bem organizada e doutrinada, tendo à frente um de nossos colegas (Pr. Luiz Rodrigues de Oliveira), poderemos marcar para este ano o concílio. Não seria um concílio aberto para todos os pastores da região, pois infelizmente muitos brincam de serem batistas. Teríamos que ter pastores batistas clássicos suficientes para deixar claro que a igreja estará bem preparada. Este assunto será estudado com o Pr. Luiz Rodrigues e em breve apresentaremos datas e questões sobre a matéria.

Sobre ordenação pastoral, temos um caso de um colega que não é clássico, um pastor de fato e não de direito, não ordenado ainda, em Fortaleza, Ceará. Por causa de sua posição contrária à ordenação de mulheres ao ministério, ele foi reprovado (havia uma pastora presente). Pediu-nos ajuda. Já combinamos, para os próximos dias, providenciar a ida do Pr. Ediel Carvalho da Silva até Fortaleza, para tratar do assunto e, em sendo viável, organizar um concílio consagratório, onde estariam o Pr. Aparecido Donizete Fernandes e o Pr. Helcias Rodrigues de Souza, além do Pr. Ediel Carvalho da Silva.

09 – RETIRO DE FAMÍLIAS PASTORAIS

O Pr. Eurípedes José de Souza apresentou-nos um propósito de realizar um retiro com a família de pastores. Ao longo deste ano conversaremos com ele e veremos a possibilidade de fazê-lo, pedindo ao Pr. Eurípedes para providenciar essa proposta por escrito, para que possamos avaliá-la e viabilizá-la.

10 – SITE / BLOG

O Pr. Luiz Antonio Ferraz tornou-se nosso contratado para cuidar do site institucional da OPBCB e do blog interativo que o Pr. Victor compartilhará, objetivando um site dinâmico, semanalmente atualizado e à altura da necessidade e da importância da OPBCB.

11 – COORDENADORES REGIONAIS

Foram oficializados como coordenadores regionais os seguintes colegas:

Pr. Moisés Figueiró, Igreja Batista em Vila Brasília, Aparecida de Goiânia, Goiás – Coordenador para Goiás.

Pr. Aparecido Donizete de Souza, Igreja Batista Sinai em São Paulo, capital – Coordenador para São Paulo.

Pr. Ediel Carvalho da Silva, Primeira Igreja Batista em Itaporanga D’Ajuda, Sergipe – Coordenador para o nordeste brasileiro

Pr. Helcias Rodrigues de Oliveira, Primeira Igreja Batista no Barreiro de Cima, Belo Horizonte, Brasil – Coordenador para Minas Gerais.

12 – DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL

O Pr. Victor Hugo Ramallo irá verter o folder institucional e as coordenadas de nossa OPBCB para a língua espanhola, objetivando apresentar a instituição aos pastores batistas bolivianos de sua convivência.

13 – SEMINÁRIO BATISTA CLÁSSICO

Os pastores Tiago e Eliseu ficaram de estudar a viabilidade de começar, mesmo que de forma precária e pequenina, o nosso seminário, ainda que utilizando EAD – Ensino à Distância. Vamos aguardar o parecer deles.

15 – NOVOS MEMBROS

Para que haja novos membros de nossa OPBCB, ´será necessária a apresentação pessoal dos candidatos, não mais algo automático na página da OPBCB. Esta será apenas um assessório; o propósito é tornar o ingresso mais restritivo e mais humano, adequado, evitando, com isso, o aborrecimento de ingressar pessoas que não comungam de nossos mesmos pontos de vista.

16 – INTERCÂMBIO DE PÚLPITOS

O Pr. Ediel Carvalho da Silva ofereceu a sua igreja para fazer intercâmbio de púlpito com os colegas. Assim, ele os agenda para pregar e os colegas o agendam para pregar em suas igrejas. A ideia é que isso possa difundir-se entre os demais colegas. Excelente iniciativa.

ALMOÇO E ENCERRAMENTO

Tudo o que foi alistado acima ocupou a discussão durante toda a reunião. O almoço servido pela Igreja Batista Sinai foi riquíssimo, apetitoso, maravilhoso. Depois, à tarde, ainda tivemos um lanche maravilhoso. Superou qualquer expectativa que tivemos. Muito obrigado à Igreja Batista Sinai!

Que Deus a todos abençoe.

FOTOS DO DÉCIMO ENCONTRO

Creative Commons License
10º ENCONTRO DA OPBCB (SINAI) de Wagner Araújo está licenciado sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International